Tipos de madeira

Madeira de Lei

A madeira de Lei é caracterizada pela sua durabilidade, qualidade, resistência. É também resistente ao cupim. Ela é ligeiramente amarelada, superfície lisa, e lustrosa. Usa-se muito em confecção de móveis de luxo, instrumentos musicais, artigos de decoração e construção civil.

Construção Civil

A madeira pinus e eucalipto, oriunda de reflorestamento, é um recurso natural renovável. Por isso é a melhor escolha para uso em componentes e sistemas produtivos. Benefícios: redução dos desperdícios, rapidez na construção civil, versatilidade e economia.

Setor Rural

É recomendada a utilização de mourões, esteios, esticadores e outras peças feitas com madeira tratada de eucalipto de reflorestamento, em substituição às madeiras nativas, ameaçadas de extinção. Benefícios: disponibilidade, economia, durabilidade e segurança.

Setor Elétrico

Postes representam de 20 a 25% dos custos de implantação de rede de distribuição. A grande novidade do mercado elétrico são as novas cruzetas roliças de eucalipto preservado. Benefícios: melhoria do Nível Básico de Isolamento (NBI), fácil manuseio, maiores espaçamentos, fácil manutenção e disponibilidade.

Setor Ferroviário

A utilização do eucalipto tratado em dormentes para o setor metro-ferroviário permite o uso de madeira de reflorestamento, que é um recurso natural renovável. Benefícios: maior economia, alto desempenho, durabilidade e versatilidade.

Fábrica de móveis

Neste segmento são diversas aplicações de madeiras. O eucalipto e pinus estão de acordo com o movimento ecológico por serem de reflorestamento. Além disso existe o custo benefício comercial favorável às outras madeiras nativas ou de lei.

Fábrica de embalagens

Usa-se madeiras ecologicamente correta para fins de produção de embalagens. Dentre as essências mais usadas estão o eucalipto e pinus, um vez que estas têm custo benefício mais favorável que madeira nativa e de lei.

Fábrica de pallets

É utilizado eucalipto e pinus para fabricação de pallets em diversas bitolas. Por serem madeira de reflorestamentos, portanto ecologicamente correta, é grande aceitação das empresas fabricantes, tendo em vista o custo benefício comercial das madeiras cidadas.

Marcenaria / Carpintaria

Na marcenaria e carpintaria, diversos tipos (essências) de madeiras são utilizados pelos profissionais especializados, desde a transformação da madeira em móveis, peças decorativas, utilitários e objetos de arte das mais variadas formas. Dentre as essências, destacamos o eucalipto, o qual vem conquistando seu espaço no mercado de marcenaria e carpintaria devido ao custo beneficio comercial mais atrativo, alem de ser um madeira ecologicamente correta.

Depósito

A madeira pinus e eucalipto, oriunda de reflorestamento, é um recurso natural renovável. Por isso é a melhor escolha para uso em componentes e sistemas produtivos. Benefícios: redução dos desperdícios, rapidez na construção civil, versatilidade e economia. Oferece um cuso benefício para os depósitos comprarem com preços competitivos como o mercado madeireiro.